top of page

O que é Fonoaudiologia?

Fonoaudiologia  antes denominada logopedia, é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana. Não apenas os distúrbios da linguagem são do interesse da fonoaudiologia, como também o modo de comunicação sadio e eficaz. "A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição

O fonoaudiólogo também trabalha com distúrbios na alimentação, como disfagia e outras dificuldades alimentares. É ele quem reabilita pacientes neuropatas na área de linguagem e alimentação bem como deficientes auditivos. Realiza exames audiométricos, sendo o profissional especializado na audição e na reabilitação de voz.

 

Essa ciência se volta especificamente para a psicologia, a lingüística, a medicina e a física acústica.

Ela aborda os distúrbios da fala, da voz, da audição e da linguagem: no caso, trata-se de problemas de saúde, tais como, gagueira, dislexia (dificuldades em leituras), afasia (dificuldades de compreensão), rouquidão etc. As quatro maiores áreas abordadas pela fonoaudiologia são, portanto: voz, audição, linguagem e motricidade oral.

 

 As cinco áreas distintas da Fonoaudiologia são:

 

   Audiologia

Realiza exames audiológicos para verificar se a audição dos pacientes está boa ou não; Selecionar e adaptar aparelhos de surdez e habilitar ou reabilitar deficientes auditivos. Caso uma pessoa desconfie de alguma doença auditiva, pode solicitar ao Profissional a avaliação da capacidade auditiva, baixa audição é as vezes sinal de algo errado, daí a necessidade de consultar um especialista em audiologia, de preferência quando bebê, pois desde o quinto mês de gestação, os bebês já são capazes de reconhecer a voz da mãe.

 

   Linguagem

Estuda problemas relacionados com o aprendizado da língua, habilita crianças com atraso ou deficiência de linguagem ou pacientes que adquiriram a linguagem mas a perderam por algum motivo, a exemplo de quem sofreu derrame cerebral.

Os problemas podem ser retardo na fala ou emissões das primeiras palavras (demora para falar e expressar-se), deficiência na formação de frases - (fala frases de forma incompleta ou mal consegue terminá-las); omissões e acréscimos de sons na fala (pula palavras ou frases inteiras); troca de fonemas (Troca palavras) ; gagueira (pode ser de origem nervosa, psicológica ou motora), entre outros.

 

   Motricidade Orofacial

É a área que estuda a musculatura da face, boca e língua. Solucionar problemas relacionados á: sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala, posicionamento da língua de modo errado ou ingestão de alimentos de forma incorreta, quando contribui para o mau alinhamento dentário. Ensinar exercícios respiratórios para quem respira pela boca.

 

   Voz

O profissional que atua nessa área pode não só prevenir os distúrbios da voz como aperfeiçoá-la. Como quando se torna áspera, rouca ou de difícil emissão. Também trabalhar com idosos, ensinando-lhe exercícios para estimular e tonificar a musculatura facial, qualidade da voz e o uso adequado da respiração ao falar.

Ensinar técnicas que auxiliem a correta postura e seu uso quanto a respiração e impostação vocal por exemplo para quem trabalha na área de telemarketing e em meios de comunicação oral.

bottom of page